Carnaval 2015

Carnaval em Boa Esperança - MG Carnaval em Boa Esperança - MG Bruno Sappadina

A Prefeitura de Boa Esperança anuncia a programação do Carnaval Na Boa 2015 entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
Como sempre, haverá movimentação na Avenida Beira Lago, um palco fixo da Praça Padre Júlio Maria e um na Prainha do Seleiro (durante o dia). Os desfiles das Escolas de Samba e Blocos aconteceram na Rua Direita tradicionalmnete conhecida como a “Rua do Samba”.

carnaval-2015

Além de várias atrações para crianças, adultos e terceira idade, e um repertório musical eclético, as noites vão esquentar com super shows e performance da Lu Bahia & Banda.

“Com esse Carnaval voltado para a comunidade, pretendemos promover ainda mais o resgate da cultura. Temos o intuito de apoiar os blocos e escolas de samba, que são uma atração muito especial do nosso Carnaval. E com certeza será um dos melhores carnaval que a Prefeitura De Boa Esperança já realizou”, afirma o Prefeito Antonio Carlos Vilela.

Com a expectativa de receber cerca de 20 mil pessoas, o Departamento de Eventos da Prefeitura de Boa Esperança contará com um esquema de coordenação de segurança entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Policia Civil e Seguranças. ”Vamos contar também com o vídeo-monitoramento para auxiliar na segurança dos foliões. Com as imagens será possível identificar situações suspeitas para avisar os policiais na rua”, finalizou o Prefeito. O Carnaval terá início sempre às 21 horas na Praça Padre Julio Maria.

Até agora, com quase 10 anos de residência na cidade de Boa Esperança, não entendo porque os desfiles de blocos acontecem na Rua Direita. Sei que se trata de "tradição" e o famoso apelido de "Rua do Samba", mas a Rua direita é tão estreita, apenas +/-5 à 6 metros de largura e calçadas também estreitas de 1 metros e uns centímetros. Quem vem assistir deploravelmente fica cercado de perto pela multidão, preso na calçada e sem jeito de subir a rua onde normalmente ficam os poucos sanitários públicos. No caso de necessidade de usar o banheiro é preciso invadir o espaço reservado aos blocos e sempre gerando desordem.

Porque não utilizar a Rua da Beira do Lago que é ampla, que tem os terraços de restaurantes, vista agradável do Lago, calçadas mais largas e obviamente muito mais espaço para acomodar os milhares de pessoas esperadas de participar aos desfiles?

Na questão de segurança, a Beira do Lago também apresenta vantagens, ela é fácil de controlar seus acessos.
A Praça do Forum poderia ser utilizada também como ponto de partida e chegada, ainda teria espaço para palcos e estacionamento de carros, banheiros públicos, Ponto de Socorro, barracas de comida e bebidas, etc…

Outro fato desconcertante é o reconhecimento da perdição da cultura como reflete o Prefeito da cidade: “Com esse Carnaval voltado para a comunidade, pretendemos promover ainda mais o resgate da cultura. Temos o intuito de apoiar os blocos e escolas de samba, que são uma atração muito especial do nosso Carnaval. E com certeza será um dos melhores carnaval que a Prefeitura De Boa Esperança já realizou”, afirma o Prefeito Antonio Carlos Vilela.”

Primeiramente, o Carnaval é festa do povo e para variar não é um evento político, ou afins de beneficiamento pessoal ou de empresa. O Carnaval é Cultura, sempre foi. O que mudou é o jeito de celebrá-lo e festejar de maneira descontrolada com excesso de bebida e drogas recentemente introduzidas na região. Em lugar de Marchas e Músicas alegres e tradicionais o ambiente empobreceu com música “funk” com letras perversas, anti-sociais e desrespeitosas sempre tocadas a volume excessivo e irritante. Nesse sentido, sim precisamos “resgatar a nossa cultura” mas isso não se faz apresentando Bandas de Musica de baixa qualidade. A música “funk” nem é música, é ritmo igual aquele barulhão que se encontra em fábricas, repetido sempre com força e nenhuma finesse, e “canto” que na maioria é nada mais do que gritaria. Nem pode se falar de música, mas sim de barulho ofensivo, embrutecendo, que vem emburrecer a juventude, além de irritar os demais e insultar sua inteligência.


Porque não apresentar Banda de Música um pouco mais inteligente, o Brasil oferece Música de grande qualidade, muito apreciada lá fora, tal o Samba, MPB, Bossa Nova, Pagode tradicional, e até Jazz e Blues Brasileiro. Vamos ouvir Música agradável para variar, vamos sim resgatar a cultura e a inteligência do povo.

Programação:

Sábado (14 de fevereiro): 21:00h
Desfiles de Blocos Carnavalescos
Show Lu Bahia e Banda

Domingo (15 de fevereiro):
PRAINHA DO SELEIRO - 15hs
- Matinê Lú Bahia e Banda :

PRAÇA PADRE JÚLIO MARIA - 21 hrs
- Desfiles das Escolas de Samba
- Show Lú Bahia e Banda

Segunda (16 de fevereiro):
Desfiles de Blocos Carnavalescos
Show Lu Bahia e Banda

Terça (17 de fevereiro):
PRAINHA DO SELEIRO - 15hs
- Matinê Lú Bahia e Banda :

PRAÇA PADRE JÚLIO MARIA - 21 hrs
- Desfiles das Escolas de Samba
- Show Lú Bahia e Banda

 

Lido 3390 vezes