O lado obscuro de Boa Esperança

Desde 2007, o ano que lançamos o site portal turístico de Boa Esperança, nós nos esforçamos em mostrar o lado bonito da cidade com fotos lisonjeiras. O sucesso do site é tal que é o site mais visitado por pessoas de fora procurando sossego, tranquilidade e que gostariam de escapar da bagunça das grandes cidades. Recebemos emails e até ligações telefônicas de pessoas procurando informações sobre eventos, hotéis, caminhadas na Serra, horário de ônibus, oficinas de serviços públicos e até gente querendo falar com a prefeitura que não atende seus telefonemas.

Temos também um sistema que permite aos visitantes deixarem seus recados no site, inclusive com manifestações de admiração pela beleza de Boa Esperança. Então me sinto um pouco culpado de incentivar tais pessoas a visitarem nossa cidade mostrando apenas a linda visão que minhas fotos produzem de Boa Esperança, pois há um lado escuro que traz muita tristeza e nos leva a sacudir a cabeça de um lado para outro por tanta falta de respoansbilidade social e abusos ao meio ambiente. Estou publicando um conjunto de fotos mostrando esse lado ruim para ser justo aos nossos visitantes online e turistas. Também esse 'exposê' é dedicado aos poderes públicos locais que se omitem ao recusarem a atender nossos pedidos para achar soluções à esta realidade que assola nossa cidade. A falta de fiscalização, a falta de vontade política a ignorância e o desconhecimento de como gerenciar esses problemas resultam em condições insalubres e deploráveis. Terrenos baldios estão sendo usados como depósitos de lixo e em seguida um indivíduo inconsciente que passa por esses locais sujos põe fogo, criando coberturas de fumaça nociva para todos respirarem. O problema é no Brasil inteiro, mas não é desculpa para não nos comportarmos como cidadãos decentes, responsáveis e respeitosos do meio ambiente e de outras pessoas.

Nem os animais evacuam no próprio ninho, mas aqui se joga o lixo no terreno do vizinho, na calçada, na rua, em qualquer lugar. Não dá para entender essa baixaria de comportamento.

O cidadão que comete esses crimes ambientais (lei federal 9.605 Art. 54 de 12/2/98: "É crime causar poluição de qualquer natureza...") é criminal, inconsciente e/ou ignorante. E sem nenhuma fiscalização, orientação e educação ambiental o problema irá continuar acontencendo como sendo uma atitude normal. O resultado é sério, todas fumaças fazem mal à saúde e levam a problemas respiratórios graves, tais como asma, bronchite, rinite, sinusite, alergias, enfisema pulmonar, até pneumonia e câncer. O hospital de Boa Esperança confirma que casos de problemas respiratórios na cidade estão multiplicando muito, mas não tem estatisticas porque a gravação desses casos ainda é feita por controle manual.

Há soluções para esses problemas, é só procurar na internet para ver o que outras cidades estão fazendo para combater a poluição. Infelizmente, a Administração Municipal atual não vem atuando como deveria, fundamentando sua inércia e falta de fiscalização com alegações de "falta de verba", "a reciclagem não gera dinheiro", "difícil combater esse problema que é cultural", etc... mas, estando em ano eleitoral, quanto será gasto para tentar uma reeleição?...

Assim, em respeito a vocês que cumprimentam meu trabalho fotográfico e sonham encontrar um paraíso em Boa Esperança, vejam a fotos abaixo.

Fico muito triste em escrever esse artigo, mas não posso enganar ninguém. Boa Esperança poderia ser muito mais bonita, organizada, limpa e com gente que fala "bom dia" ao cruzar com outra e motoristas que deixam pedestres atravessarem a rua, mas não é não!

Estimados visitantes, fiquem advertidos também que os motoristas esperanceses não respeitam nem a sinalização, nem os pedestres. Nunca vou entender porque um povo que não conhece pontualidade está correndo o tempo inteiro. Para que? Faz um compromisso, nem aparece, nem liga para se desculpar, mas está sempre afobado que até passaria em cima dos pedestres ou qualquer coisa na sua frente, inclusive algumas placas de "PARE" foram rancadas do lugar. O desrespeito total das leis de trânsito e das pessoas é para mim um absurdo.

Se ainda decidem vir conhecer a cidade, sejam bem-vindos, nós temos gente muito boa também, temos os doces e as quitandas caseiras, o lago dos Encantos e a Serra da Boa Esperança que são patrimônios naturais muito bonitos.

Lido 6595 vezes
Mais nesta categoria: « Insalubridade em Boa Esperança