Nelson Freire no Palácio das Artes - BH

Nelson Freire, provavelmente o Esperancense mais conhecido no mundo, apresentou-se em um concerto de primeira classe, nos dias 9 e 10 de novembro 2009, no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Nosso genial pianista tocou com paixão composições de Schumann, Beethoven, Chopin, Debussy e Heitor Villa-Lobos à frente de uma platéia encantada de ouvir tanta beleza tocada de forma tão impecável.

Mais uma vez, Nelson demonstrou como conseguiu ganhar sua fama internacional de pianista excepcional. Seu talento conquistou o público que ficou atentamente absolvido pelo desenvolvimento sensacional dasnotas. Variando a intensidade do pianíssimo ao fortíssimo e alterando do adagio ao allegro, Nelson interpretou as músicas de forma impressionante. Às vezes, durante as interpretações de Claude Debussy, parecia estar tocando acordes de 20 notas numa passagem de alta emoção para voltar às notas simples e delicadas. Tudo executado com muita facilidade e dinâmica.

 

Impressionante também o fato de que Nelson tocou a noite inteira sem ler nenhuma partitura..., foi tudo de cabeça e coração. A complexidade das composições exige uma memória incrível para conseguir essa performance.

 

Enfim, o público se levantou e aplaudiu vigorosamente para demonstrar sua apreciação e  Nelson Freire retornou ao palco, nem 2, nem 3, mas 4 vezes para excecutar mais 4 peças maravilhosas.

 

Foi uma noite memorável que ficará na memória de quem participou como um momento de alta cultura, especial e de muita alegria.

 

Parabéns ao nosso estimado Nelson Freire e muito obrigado por nos proporcionar essa aventura musical.

Lido 37417 vezes