A Serra da Boa Esperança

Serra da Boa Esperança Serra da Boa Esperança Bruno Sappadina

A Serra da Boa Esperança,

Vale a pena conhecer a Serra da Boa Esperança. Caminhadas ou cavalgadas podem ser feitas para quem quer se aventurar nas trilhas. Venha descobrir cascatas e vistas panorâmicas lindas. O caminho para subir é bastante ingreme. É possível subir com um carro simples, mas com um veículo 4X4 será bem mais seguro.

A Serra da Boa Esperança é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, nos municípios de Boa Esperança, Cristais ,Carmo do Rio Claro , Ilicínea, Guapé e Piumhi. Suas referências em documentos históricos são antigas e abundantes. A famosa carta do Alferes Moreira, de 1732, hoje em Évora, narra a viagem desse aventureiro que se perdeu na busca do "Morro" das Esperanças.

É também a quadrilheira, na verdade cordilheira das Esperanças descrita em dezenas de documentos dos aventureiros paulistas no ir e vir de São Paulo a Pitangui, quando atravessavam o rio Grande nas itaipavas da Serra das Esperanças. Por fim, é o ponto que marca onde ficava a Primeira Povoação, ou Primeiro Quilombo do Ambrósio e seus quilombos tributários, atuais municípios de Cristais, Guapé, Aguanil, Piumhi, Formiga, etc., desde os idos de 1725, mais ou menos. Como se vê além de sua beleza imensa, tem muita história esta serra que atravessa o rio Grande, num semibumerangue de sul para norte, como pode ser vista no famoso mapa da Confederação Quilombola chamada no geral de Quilombo do Campo Grande, desenhado a mando do capitão Antônio Francisco França por volta de 1763.
Serra da Boa Esperanca

O Parque Estadual da Serra da Boa Esperança foi criado no dia 16 de maio de 2007, pelo decreto 44.520. A área de 5.873,9960 hectares é protegidos pelo Instituto Estadual de Florestas.

Há varias cascatas e pontos de vistas que valem a pena conhecer.

Cascata na Serra da Boa Esperanca

Lamartine Babo, cantor e compositor usou a Serra, poeticamente, para ilustrar sua decepção no amor na canção "A Serra da Boa Esperança".

Gal Costa da no video abaixa a melhor rendição (na minha opinião) dessa música:

A Serra da Boa Esperança - a canção

Lido 41469 vezes