Biblioteca Municipal e Casa da Cultura

Casa da Cultura e Biblioteca Municipal de Boa Esperança Casa da Cultura e Biblioteca Municipal de Boa Esperança Bruno Sappadina

Biblioteca Municipal

Com sede própria desde 1988 na Rua Coqueiral, nº 131, Centro,

a Biblioteca atendenda à toda comunidade,

Horário das 08 às 17 horas, de 2a à 6a. tel. (35) 3851-8070

Casa da Cultura

A primeira notícia que temos de um Clube de Leituras nos vem de 1895. Naquela época, Joaquim Frota e Vasconcelos, Álvaro Monte Raso e Domiciano Maia ventilaram a idéia e angariaram livros.  Era pequena, mas preciosa, funcionando por muitos anos. Fundou-se mais tarde, no Radium Clube Dorense, uma biblioteca que prestou bons serviços até que com o gradual desaparecimento de livros, julgou-se conveniente a sua dissolução. A Biblioteca Pública Municipal 'HILDA VILELA FREIRE’ foi fundada em 1967 e inaugurada em 26 de maio de 1968 na administração do Prefeito José Lourenço Leite Naves.

Casa da Cultura

A primeira diretoria foi composta por jovens da época:

Presidente; Dânia Maria Oliveira Silva.
Vice-Presidente : Lucas Neto Barbosa
Secretária: Santuza Cambraia Naves
Tesoureira : Bernadete Neto Faria
Bibliotecária : Solange Vilela Silva

A Biblioteca possui 23mil livros registrados, jornais, revistas. Computadores com acesso à internet auxiliam os alunos em suas pesquisas. Possui ainda, as Salas ‘Lamartine Babo e Carlos Neto’, ‘Jacinto Felizale’, ‘Newton-Freire Maia’ e a ‘Sala de Doações’, onde as doações de livros e apostilas do aluno são recebidas e catalogadas para serem doadas àqueles que interessarem complementar seus estudos em casa. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA BIBLIOTECA PÚBLICA:

  • ABRIL : Semana da Leitura – Comemora-se o Dia do Livro com visitação de alunos de várias Escolas
  • MAIO : No dia 26 de maio comemora-se o aniversário da Biblioteca, com a participação das Escolas da cidade

2004 : Realizou-se o Concurso de Redação, com a participação das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, com entrega de Prêmios aos classificados.

22 de Outubro de 2005 : Exposição de Livros novos doados pela Secretaria Municipal de Educação.

22 de Outubro de 2007 : “Biblioteca na Praça - A Biblioteca leva o livro até você.”

25 à 29 de Agosto de 2008 : Exposição dos Trabalhos sobre o Folclore, com a participação de todas as Escolas da Cidade, com visitação aberta ao público em geral.

“LEIA MAIS” DÊ ASAS À SUA IMAGINAÇÃO”  Fonte: Casa da Cultura/Biblioteca Municipal

Casa da Cultura:

História do Prédio
Antiga residência de Edith Carvalho Araújo e sempre pertenceu à família Junqueira Araújo e que teve como arquiteto, Cristiano Jordão. Construída no início de 1951 e adquirida pela Prefeitura Municipal, administração José Lourenço Leite Naves, em 1988. Foi adaptada para Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal. A edificação tem basicamente o estilo neocolonial, contém 15 cômodos, com elementos de vários estilos: arcos e colunas do estilo romano, arco abatido etrusco, janelas modelo escola alemã Banhaus, com detalhes em pedras e mármores, ferro batido com bronze. O jardim e a fonte complementam a sua beleza da fachada por si só é um atrativo turístico. Nesse casarão aconteceram muitas festas patrocinadas pela famíla .
Em 1988 o imóvel passou a ser um patrimônio do Município e o Pŕedio da Casa da Cultura de Boa Esperança foi tombado como patrimônio Histórico Cultural pelo Decreto Municipal nº 627, de 18/08/1998 e sujeito a proteção especial em conformidade com a Lei Municipal nº 2.063, de 10/04/1997.
Em 1988, também fica declarado de utilidade pública a Casa da Cultura de Boa Esperança pela Lei nº 1.325 de 07/04/1988.
Boa Esperança, uma terra de gente culta, como exemplo:
O pianista - Nelson Freire , o cientista Newton Freire-Maia, escritor Rubem Alves , a escritora Áurea Neto Pinto, Dr Geraldo Freire e muitos outros e a casa da Cultura foi um sonho de todos.
A Casa da Cultura é uma sociedade sem fins lucrativos que tem por finalidade impulsionar o desenvolvimento cultural da comunidade esperancense, congregando as atividade artísticas do município. A Casa da Cultura foi fundada em 10 de fevereiro de 1988 , e a primeira Presidente foi a Professora Teresinha Junqueira de Araújo Naves .
A Casa da Cultura preservando memórias, acolhe :

Memorial Fotográfico Enéas - 2002

Memorial Lamartine Babo

Memorial Jacintho Felizali

Memorial Newton-Freire Maia

Memorial Dr. Joaquim Vilela

e está aberta a visitação no horário de 8h às 17 h de 2a à 6a.

Lido 34590 vezes