Cultura

Aconteceu no dia 10 de Dezembro 2016, um show que gostaria de chamar “histórico” de um dos melhores músicos, compositores e guitarristas Brasileiros. O tipo de artista que dá orgulho de ser Brasileiro, um tal talento excepcional que se destaca pelas suas habilidades musicais, tal como no violão como na voz. Uma alma tão solta que consegue cantar em vários registros, alternando tom, intonação, sincopação, e dominando incrivelmente a técnica de “scat” (In vocal jazz, scat singing is vocal improvisation with wordless vocables, nonsense syllables or without words at all. Scat singing is a difficult technique that requires singers with the ability to sing improvised melodies and rhythms using the voice as an instrument rather than a speaking medium./ Scat é uma técnica de canto criada por Louis Armstrong que consiste em cantar vocalizando tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido e sílabas (por exemplo: «la dum ba dum pa»), como usado por cantores de jazz, os quais criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz.).
Além disso, suas harmonias e especialmente seus “voicings” (jeito de se tocar um grupo de notas pertencente a um acordo) são de uma riqueza e originalidade particular que dão às suas músicas um brilho, um realce individual que até poucos guitarristas conseguem duplicar com tanta habilidade e perfeição.

O Carnaval 2016 em Boa Esperança...

O 45º Festival Nacional da Canção aconteceu nos dias 4-5-6 de Setembro 2015 como sempre no Radium Clube Dorense em Boa Esperança - MG. Foram 3 dias de apresentação de músicas originais por compositores e bandas nacionais que impressionaram o público por suas qualidades e o carinho com quais foram tocadas.

Eles estão há mais de três décadas na sua vida, numa trajetória caracterizada pela reinvenção e ampliação de um público fiel. E estão comemorando nos palcos, com a nova turnê ‘14 Bis – 35 Anos‘, que reúne os clássicos da carreira do grupo mineiro, assim como outros sucessos, da música nacional e internacional. Surpresas escolhidas a partir de coisas que ouviram nesses 35 anos, com um pé até na modernidade, podendo ir dos Beatles a Renato Russo. É um novo 14 Bis que está no ar, mas sem deixar, é claro, sua característica sonoridade, uma mistura única de rock como o Clube da Esquina, música clássica, progressivo, do country norte-americano ao regional brasileiro, e o que mais pintar no caldeirão de Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz, único carioca do grupo),

Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria). Mais informações no website: http://14bis.com.br/

No dia 18 de Outubro de 1944, nascia um gênio musical em Boa Esperança, Minas Gerais. No dia 1º de Agosto de 2015, após uma longa vida dedicada à música estrelando nos Palcos e Auditórios dos mais famosos do mundo, Nelson Freire retornou como um "anjo" trazendo um presente de valor inestimável: um concerto ao ar livre em parceria com Fabio Mechetti e o Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, num ambiente aberto à todos, numa Praça pública e de entrada franca.
Além se ser uma homenagem muito especial à Boa Esperança, o concerto é também um grande gesto de gratitude e de amor à sua terra, sua Serra da Boa Esperança, sua família que sempre o apoiou e ao seu povo.

Vídeo relacionado

No dia 01 de Agosto, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, autor do novo livro: Nélson Freire - A pessoa e o artista, celebrou seu lançamento com um homenagem à Nélson Freire que era presente para confirmar a autenticidade dos fatos citados no tributo.

Aconteceu na Casa da Cultura em Boa Esperança - MG

O Caranval 2015 de Boa Esperança aconteceu na paz e sem problemas de segurança. Aqui são fotos dos desfiles de blocos.

Luis-Miguel-Rocha_A-Mentira-Sagrada

Marlene Oliveira autora do livro Pelas ruas de Boa Esperança, MG - o Centro, esteve na VIII Feira Internacional do Livro de Poços de Caldas - FLIPOÇOS 2013 (de 27/04 a 05/05/2013). Na ocasião, encontrou-se com o renomado escritor e jornalista, Luís Miguel Rocha, primeiro autor português a ocupar o topo da lista do New York Times.

O 8º Encontro de músicos de Alfenas aconteceu no dia 23 de Dezembro no Clube XV em Alfenas, com toda paz e harmonia. Foram homenageados o vilonista Milton Singi, o percussionista Bonifacio Cabral e o cantor Renato.

Além de apresentar vários artistas de Alfenas, o evento promoveu o lançamento do novo CD do talentoso Alexandre Tristão, "Para Clarear os meus Dias". O Alexandre e sua banda tocaram as músicas do CD com muito agito e deixaram o público encantado. O CD é uma compilação de músicas do estilo MPB que lembram o som do Lenini, Jorge Ben Jor, Jorge Vercilo, todas muito bem executadas e com letras espertas. Tem também, um Sambinha e um Rock. O evento foi um grande sucesso em que promove a cultura músical Brasileira e seus talentos. Grande parabéns para os organizadores!

No dia 10 de Dezembro, a Prefeitura de Três Pontas apresentou Milton Nascimento e banda no Parque da Mina do Padre Vitor.

A entrada de apenas um kilo de alimento não perecível será doada às entidades assistenciais de Três Pontas. O show "...e a gente sonhando" estrela uma moçada nova da cidade que realmente eleva o show para ainda outra dimensão. As músicas são bonitas e impecavelmente performadas. Além dessas novas composições, o talentoso "Bituca" cantou uns clássicos do seu repertório e como sempre, encantou a multidão que ficou desafiando a chuva que caiu no final do show. Havia uma participação surpresa do carioca Pedrinho do Cavaco, craque do cavaquinho que animou o público. Um grande parabéns para os músicos e para o pessoal da organização do show, em particular a Dilma, Marquinho e Rafael que facilitaram o acesso a fim de documentar esse evento memoravél.

Para encerrar a noite após o festival, o pessoal da organização, jurados e músicos se reuniram no Restaurante do Guido para uma celebração musical improvisando um com ou outro. De repente, um certo Anderson Nobrega e outro Fernando Citro se destacaram com rendições de estilo Choro e Chorinho de qualidade jamais ouvida em Boa Esperança. A destreza e a musicalidade dos dois craques animaram o público estático de presenciar tal exibição de exuberância musical.

Foi uma noite de compatibilidade de genios, com dois talentos que nunca tinham se encontrados antes, trocando notas em harmonia perfeita e delirante. Foi uma noite de certo frio, mais de ambiente super quente, inesquecível...

Várias programações de artes foram apresentadas durante o Festival da Canção na Praça Padre Júlio Maria atraindo amantes da cultura. Os shows foram um sucesso, mostrando claramente o interesse da população em ter esse tipo de evento onde a arte é apresentada de forma pública e ao ar livre, nos quais mesmo as crianças podem assistir. Instalar uma tenda na praça uma vez por mês e promover vários eventos desse tipo, com custo baixo mas, de maior benefício para os cidadãos, iria manter a cultura viva em Boa Esperança.

Nelson Freire, provavelmente o Esperancense mais conhecido no mundo, apresentou-se em um concerto de primeira classe, nos dias 9 e 10 de novembro 2009, no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Nosso genial pianista tocou com paixão composições de Schumann, Beethoven, Chopin, Debussy e Heitor Villa-Lobos à frente de uma platéia encantada de ouvir tanta beleza tocada de forma tão impecável.

carnaval-2010Este ano o Carnaval de Boa Esperança aconteceu na maior alegria com desfiles das Escolas de Samba, animados e coloridos Blocos Carnavalescos.

Carnaval em Boa Esperança 2009

Comemorando o Carnaval 2009, Boa Esperança apresentou nesse Domingo 23 de Fevereiro, o desfile de 3 escolas de Samba e blocos de foliões que desfilaram na rua Direita para uma multidão de cidadãos e visitantes vindos de todos os cantos.

A chuva do Sábado só mudou a programação para o Domingo.

A Escola de Samba Campeã foi a DEIXA FALAR ESPERANÇA que desfilou debaixo de chuva sambando e cantando o tempo inteiro. Parabéns!

Festival Música do Mundo

nos dias 9,10,11,12 de Setembro em Três Pontas - MG mais info no website oficial :

http://www.festivalmusicadomundo.com.br/ Fotos do Festival:

Milton Nascimento, Wagner Tiso, Jorge Vercillo, Celso Blues Boy,  Marco Lobo, Tunai, Sá e Guarabyra, Pablo Milanés, Monte Pascoal Quarteto, Clayton Prósperi & Ismael Tiso, Mallu Margalhães, Quaterna Réquiem, Rasgacêro e Artêro, CQC, Änimä Minas

Festival Música do Mundo

nos dias 10, 11, 12, 13 de Setembro em Três Pontas - MG

mais info no website oficial : http://www.festivalmusicadomundo.com.br/

Ivan Lins, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta, Tom Zé, Lenine, Didier Lockwood, Ricardo Hertz

Chico Cesar encerrou o 39º Festival da Canção em Boa Esperança com um Show de alta qualidade cultural e musicalSuas músicas encantaram e contagiaram a todos com sua boa presença de palco e sincera energia que irradiou o Clube Dorense que raramente aprensentou tanto talento. O Chico parabenizou a organização do Festival pela sua perseverança em promover cultura e música, e pelo apoio aos músicos Brasileiros. Com isso, ele anunciou estar a disposição para shows futuros dentro do quadro do Festival. Esperamos sua presença, sim. Parabéns para o Chico Cesar e sua banda pelo show de bola que nos proporcionaram.

Luiz Melodia e Marcelo Piau deram um show de primeira em Boa Esperança para encerrar o 2º dia do Festival da Canção em Boa Esperança. As músicas cantadas com muita paixão pelo Luiz Melodia foram apreciadas pelo público que mostrou seu entusiamo vívido cantando junto e aplaudindo. O guitarista Marcelo Piau contribuiu com excelência produzindo um som complexo, mistura de boa energia, competência e efeitos que deram a impressão de ser uma banda inteira. Parabéns para o Luiz Melodia e o Marcelo Piau pelo show de bola que nos proporcionaram.

O 41º Festival Nacional da Canção - FENAC aconteceu com muito sucesso nos dias 2-3-4 de Setembro. Boa Esperança, onde o popular evento cultural foi conceituado e iniciado, ainda hospeda a ultima etapa e a final. Pouso Alegre, Formiga, Extrema, Varginha e Itajuba hospedaram as primeiras fases classificatórias.

A qualidade das músicas apresentadas foi impressionante com letras comunicativas, emocionantes e requirindo o uso de uma grande variadade de instrumentos. Um grande parabéns para os participantes!!

O Festival Nacional da Canção celebrou nos dias 4-5-6 de setembro 2010, 40 anos consecutivos de apresentação no Clube Dorense, elegendo os novos premiados.

No total foram 150 músicas selecionadas de 3000 inscritas, que disputaram os prêmios em 6 etapas (5 delas em cidades vizinhas), sendo a semi-final e a final aqui em Boa Esperança.

O Festival da Canção trouxe para Boa Esperança uma multidão de músicos talentosos que animaram o público durante 3 dias de competição pela música mais bonita e mais comunicativa. Esse ano teve a participação de músicos tocando vários instrumentos (tal o violino, acordeon, celo, flauta, saxofone e outros instrumentos de percussão) elevando o nível musical e diversificando assim a sonoridade do evento.

Todo ano, nossa cidade é palco para a celebração da final do 38º Festival Nacional da Canção Brasileira - FENAC que iniciou em Boa Esperança há 38 anos atrás.Músicos do país inteiro apresentam suas composições originais e não editadas para o público e um jurado composto pelos melhores críticos musicais escolhem os ganhadores dos prêmios cada vez mais concorridos.

Academia Dorense das LetrasA Academia Dorense das Letras é uma entidade de utilidade pública, fundada em 07 de junho de 1998. Constitui-se de 40 membros efetivos, e mais alguns títulos que são conferidos como homenagem, como sócio correspondente e sócio honorário, além de sócio benemérito. Seu primeiro presidente foi o Dr. José Lourenco Leite Naves, sucedido pela Professora Marisa Parreira, e, por último pelo Dr. Mario Luiz Gobbi Serrano.

pao-de-queijoA comida mineira é uma celebração gastronômica que se desenvolveu com os ingredientes do povo otoctóne e as influências dos imigrantes que chegaram de vários países Europeus e Africanos. O resultado é uma combinação deliciosa que além de encher a barriga oferece sabores muito delicados e apetitosos.

Os tradicionais "Pão de Queijo", "Tutu de Feijão", "Torresmo" "Mexido de Abobrinha","Galinha Caipira", "Curau de Milho", "Pamonha", "Feijoada" contribuem para colocar a comida Mineira entre as melhores do mundo.


Klênio, artista plástica
Nasceu em Boa Esperança no dia 31 de outubro de 1930. Dorense, esperancense, filho do Sr. José Jaime Passos e D. Ofélia Resende Passos. Irmão de Kleia, Cleusa, Cleide e Cleiton.

Geraldo Freire de Silva

Nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais, em 29 de junho de 1912 e faleceu em Brasília, Distrito Federal, em 01 de julho de 2002.

Bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte, 1933. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense no ano de 1938.

PIETRO ROMAGNOLLI

Imigrante italiano que construiu o sobrado da família Silveira Lemos (Pça. Cel. Neves), Residência do Sr. Massilon Barbosa e família (R. Capitão Neves), antiga cadeia Pública, rua Dr. Sá Brito, prédio da Prefeitura destruído pelo incêndio na madrugada de 24/9/71, velho prédio da Santa Casa de Misericórdia (reformado totalmente para a construção do segundo pavimento em 1962)

AFONSO JOSÉ FIGUEIREDO FELICORI, músico e compositor

Nasceu em 17 de setembro de 1955, e morreu em 19 de julho de 1989, aos 34 anos de idade. Era filho de Marlene Figueiredo Felicori e Cléber Felicori. Elevou o nome de Boa Esperança a todos os rincões do país, e foi detentor de vários prêmios musicais.

MARINHA FERREIRA PINTO NEVES – Como seu abnegado companheiro Dr. Mesquita, por muitos anos não mediu sacrifícios para minorar os sofrimentos dos irmãos mais carentes. Filha do senhor Ferreira Pinto e dona Candola Pinto.

JOSE MESQUITA NEVES

Nasceu em Boa Esperança no dia 1º de dezembro de 1903

Dr. José Mesquita Neves exerceu vários cargos públicos em nossa cidade, inclusive e especialmente em nossa Santa Casa, onde desempenhou, com o máximo de eficiência e dedicação, essa nobre missão de curar os enfermos. Dr. Gigico, como era conhecido, foi uma pessoa que sempre deu tudo de si em prol dos menos favorecidos e dos sofredores, como sua esposa, Dona Marinha.

Newton Freire-Maia, professor e geneticista

Nasceu em Boa Esperança no dia 29 de junho de 1918 e morreu em Curitiba no dia 10 de maio de 2003.

Seus estudos sobre casamentos consanguíneos levaram a importantes descobertas sobre os efeitos de alelos de genes prejudiciais em diferentes populações, do Brasil e do exterior.

Rubem Alves, Pedagogo, poeta, filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, psicanalista, educador, autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis
Nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais no dia 15 de Setembro 1933.
É membro da Academia Campinense de Letras, professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas,onde recebeu a Medalha Carlos Gomes de Contribuição à cultura.

Nelson Freire, pianista de música classica (um dos 5 melhores pianistas do mundo)
Nelson começou a tocar piano quando tinha três anos, surpreendendo a todos tocando peças de memória que haviam sido executadas por sua irmã. Seus professores no Brasil foram Nise Obino e Lucia Branco, que havia estudado com um aluno de Franz Liszt. Em seu primeiro recital aos 8 anos de idade, Nelson escolheu a Sonata em La maior, K. 331 de Mozart.

Lamartine Babo, poeta, escritor. Escreveu as letras da canção que eternizou a Serra da Boa Esperança, "Serra da Boa Esperança"