Newton Freire-Maia

Newton Freire-Maia Newton Freire-Maia

Newton Freire-Maia, professor e geneticista

Nasceu em Boa Esperança no dia 29 de junho de 1918 e morreu em Curitiba no dia 10 de maio de 2003.

Seus estudos sobre casamentos consanguíneos levaram a importantes descobertas sobre os efeitos de alelos de genes prejudiciais em diferentes populações, do Brasil e do exterior.

Dr. Newton Freire-Maia nasceu em 29 de junho de 1918, em Boa Esperança, filho do farmaceutico Belini Augusto Maia e Dona Maria Castovina Freire Maia. Professor Titular Emérito Sênior da Universidade Federal do Paraná, onde criou o centro de Estudos de Genética; Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências; Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Genética; Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; ex-Cientista da Organização Mundial de Saúde, na Suíça; ex-bolsista da Fundação Rockefeller nos Estados Unidos; agraciado, entres outras instituições, pela Academia Nacional de Medicina, do Brasil, pela National Foudation for Ectodermal Dysplasias dos Estados Unidos e pela Prefeitura de Boa Esperança. Sua tuação no campo da genética, dedicando sua vida ineira a pesquisa e a publicação de livros didáticos, é uma contribuição como poucas, para o progresso da ciIencia e bem estar da humanidade.

"Neste dia em que minha querida terra BOA ESPERANÇA comemora mais um aniversário, só lhe posso dizer o que, há tantos decênios, venho lhe dizendo dentro de meu coração: nunca a deixei longe de mim pelo simples fato de que, aí ou em outro lugar, eu sempre a tive comigo. E mais: não há melhor lugar do mundo para se viver, por isto, viver longe de você é ter uma saudade perene e dorida".
Fonte: Revista Histórica de Boa Esperança-Edição Especial de Aniversário - 15/10/1997

 

Lido 17521 vezes
Mais nesta categoria: « Rubem Alves Lamartine Babo »