Pontos Turísticos

Boa Esperança - MG, pontos turísticos Boa Esperança - MG, pontos turísticos Bruno Sappadina

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de estilo Neocolonial, a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura tem uma riqueza de documentos históricos.

A beira do Lago dos Encantos é muito bonita com vistas da cidade, da Serra da Boa Esperança e das colinas com plantações de café.


Na cidade de Boa Esperança se encontram como pontos turísticos: a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, a Casa da Cultura junto com a Biblioteca Municipalcom sua riqueza de documentos históricos em um predio de estilo Neocolonial, o monumento à Lamartine Babo que deu fama à cidade com sua canção-sambo "Serra da Boa Esperança", o Lago dos Encantos e a Serra da Boa Esperança com seu visual encantador, a casa onde cresceu o mais famoso Esperancense Nelson Freire e outras casas antigas já foram destruidas, mas tem uma placa na calçada indicando o lugar, felizmente ainda tem a casa onde cresceu o mais sabía Esperancense e talvez Brasileiro, o escritor Rubem Alves.
casa da cultura - biblioteca municipal

PRÉDIO DA CASA DA CULTURA e BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA

Rua Coqueiral, nº 131 - Centro
 
Antiga residência de Edith Carvalho Araújo que teve como arquiteto Cristiano Jordão. Construída no início de 1951 e adquirida pela Prefeitura Municipal na administração do Prefeito José Lourenço Leite Naves, em 1988. A edificação tem basicamente o estilo neocolonial, mas contém elementos de vários estilos: arcos e colunas do estilo romano, arco abatido etrusco, janelas modelo escola alemã Banhaus, etc. Tombado pelo Decreto Municipal 627 de 18/8/98 e sujeito a proteção especial, em conformidade com a Lei Municipal nº 2063 de 10/04/97.
 
MANUSCRITOS DE LAMARTINE BABO
 
Os manuscritos doados pelo seu destinatário Carlos Alves Neto à Casa da Cultura. São duas missivas completas, datadas de 1936(uma de duas folhas e outra de três folhas) do famoso compositor Lamartine Babo ao esperancense. Tombadas pelo Decreto Municipal 527, de 21/8/97 e registrado no Livro de Tombos sob nº 002/97.

serra da boa esperança

LAGO ARTIFICIAL DE BOA ESPERANÇA - LAGO DOS ENCANTOS
 
O Lago dos Encantos é formado pelo represamento das águas do Rio Marimbondo, Maricota e Cascavel. Sua Extensão total aproximada é de 8km2, sendo 3km2, a parte que banha a cidade, e de 5km2 a parte que banha a região de Inhumas e Água Mansa.
 
O turismo e o royalties são fontes importantes de renda para o Município. Comemora-se o 'Dia do Lago' no segundo domingo do mês de março(Lei Municipal 2024 de 28/01/97).
 
Tombado pelo Decreto Municipal 574 de 26/01/98 e sujeito a proteção especial pela Lei Municipal 2063 de 10/04/97.
A área do Lago tombada é de 356,214 hectares.
 
O Lago é popular com os amantes de esportes aquáticos como a pescaria, o kayaking, o jetski e passeios de barcos.

Monumento a Lamartine Babo

MONUMENTO A LAMARTINE BABO

Localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, centro da cidade.

Escultura de Leda Sel Sin Dei Gontijo, tombada pelo Decreto Municipal 526, de 21/8/97, registrado no Livro de Tombos sob nº 001/97 e sujeito a proteção especial pela Lei Municipal 2063 de 10/04/97.

 
 A Serra da Boa Esperança, a canção (Letras)    
Serra da Boa Esperança, esperança que encerra
No coração do Brasil um punhado de terra
No coração de quem vai, no coração de quem vem
Serra da Boa Esperança meu último bem
Parto levando saudades, saudades deixando
Murchas caídas na serra lá perto de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou me embora
Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus
  Levo na minha cantiga a imagem da serra
Sei que Jesus não castiga o poeta que erra
Nós os poetas erramos, porque rimamos também
Os nossos olhos nos olhos de alguém que não vem
Serra da Boa Esperança não tenhas receio
Hei de guardar tua imagem com a graça de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou me embora
Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus
A "Serra da Boa Esperança" é uma música (samba-canção) de autoria de Lamartine Babo. A melodia foi composta por ele, em 1937, sendo que a letra também é dele, com intervenções do dentista dorense Carlos Alves Netto.

Conforme informa Áurea Netto Pinto, no princípio da década de 30, do século XX, seu irmão, o dentista Carlos Alves Netto (chamado “Caro”, pelos amigos) colecionava fotos de celebridades do rádio. Ele mesmo era um artista, compunha e cantava suas próprias composições, tocava vários instrumentos, escrevia peças teatrais, pintava cenários e interpretava. Para obter as fotos dos artistas, lançava mão de todos os recursos. Inicialmente, escrevia a eles e, por vezes, para maior êxito, adotava um pseudônimo feminino. Lamartine Babo, que estava no auge do prestígio, era o artista do momento.

senzala 480px

FAZENDA DA SENZALA  (a 12Km da cidade, direção Campos Gerais)

Permanecem poucos vestigios daquela época da descoberta da região pelos Bandeirantes,. Do estilo de construção que marcou a era ainda existe a Fazenda da Senzala a 15km de Boa Esperança.

Pertence à família Figueiredo descendes dos fundadores da cidade de Boa Esperança. Atualmente esse patrimonio faz parte do município Campos Gerais e faltam recursos para mantê-lo como testemunha da historia recente dessa região.

ORATÓRIO BARROCO - Localizado dentro da Capela da Fazenda Senzala,

o oratório de estilo barroco data do século XVIII. Possui ornamentações pictóricas, com motivos florais do estilo gótico. Juntamente com o trabalho de pintura em pátina, tem aplicações de folhas de ouro. Este espaço dentro da Fazenda da Senzala, comprova sobremaneira a religiosidade daquele que foi o seu primeiro proprietário e fundador de Boa Esperança em 1869, José Alves de Figueiredo. Tombado como Patrimônio Histórico-Cultural pelo Decreto Municipal nº 575 de 26/01/98 e sujeito a proteção especial pela Lei Municipal 2063 de 10/04/97.

PATRIMÔNIO DEFUNTO / DESTRUIDO
 

casa tombada BE 480px

PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL TOMBADO

Essa casa foi construida mais de 100 anos atrás com blocos de terra e era suposamente tombada para preservação do patrimonio. Infelizmente, ela foi comprada por um individuo que decidiu a destruir. Só ficam um metro de altura da façada que orgulhava os moradores que a conheciam toda a vida.

ÁRVORE CENTENÁRIA DE ÓLEO COPAÍBA

oleo de copaiba

Localizada na Avenida São Vicente de Paula, próximo a Santa Casa Local. Árvore de nome vulgar "óleo de copaíba" e nome científico "Copaifera Langodorffei, pelo Decreto Municipal 123 de 6/6/79 foi imune de corte, pelo Prefeito Laércio Freire Silva. Tombada pelo Decreto Municipal 528 de 28/8/97. Registrada no Livro Oficial de tombos segundo nº 003/97 e sujeito a proteção especial pela Lei Municipal 2063 de 10/04/97.

Infelizmente, morreu em 2009.


Casa onde nelson freire cresceu em Boa Esperança-MG

A casa onde Nelson Freire cresceu e tocou suas primeiras notas no piano foi vendida durante a administração do Prefeito Dovik. A casa foi destruida pouco depois em lugar de ser tombada. Por muitos anos ficou um terreno baldio onde pessoas sem educação jogava lixo. Finalmente um muro foi ereto para desencorajar essa prática comum dentro da cidade.

Agora, o mesmo ex-Prefeito Dovik tem permissão do dono para colocar suas placas de Vota para mim durante as eleções de 2011.

Acho isso uma vergonha e um desperdido sem falar da falta de respeito de um Esperancence Pianista famoso respeitado no mundo inteiro e considerado um dos 5 melhores pianistas de música classica.

Hoje, casa, seja reformada ou reconstruida poderia servir de Múseu, de Escola de Música ou outra atividade cultural que pouco a cidade tem.


Lido 39022 vezes